Ações de refino PFI e refinadores industriais de disco

Compartilhe:
Resumo:

O objetivo do presente é em entender, quantitativa e qualitativamente, a diferença entre o refinador industrial e o moinho PFI, entender melhor a ação de refino neste tipo de moinho, e comparar os dados de propriedades físicas medidas como decorrentes deste tratamento mecânico. Este trabalho foi motivado pelos resultados obtidos no programa interlaboratorial para ensaios em pasta celulósica pelo IPT. Com os dados obtidos neste programa foi possível verificar a variação das propriedades físicas das pastas refinadas em diversos moinhos PFI. Assim, realizam-se experimentos a partir de uma pasta celulósica em diversos tempos de refino em moinho PFI e em refinador de discos para que as respostas em características da pasta celulósica refinada em PFI possam ser mais bem entendidas. Finalmente estas diferenças são analisadas e discutidas para cada propriedade física.


Referência:

YASUMURA  SASAKI, Patricia Kaji ; D’ALMEIDA, M. L. O. ; PARK, Song Won. Ações de refino em moinho PFI e refinadores industriais de disco. In: CONGRESSO E EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE CELULOSE E PAPEL, 40., 2007, São Paulo. Anais…. São Paulo: ABTCP, 2007. p. 1-7.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/171687.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo