Estudo do efeito de vizinhança em edificações sujeitas a ação do vento

Compartilhe:
Resumo:

A norma brasileira de vento, no tema efeito de vizinhança, é bastante limitada, pois considera apenas os efeitos de aumento nos coeficientes de pressão externa, entre edificações vizinhas, até um limite de 30 %, e somente para efeitos de edificações com baixa altura. Situações mais atuais, com edifícios de grande porte ou em um cenário urbano densamente construído, necessitam de ensaio em túnel de vento para determinação com exatidão das alterações da carga de vento e assim, permitir um melhor dimensionamento das estruturas e dos sistemas construtivos. Esse artigo apresenta resultados da análise de modelos reduzidos, na escala 1:40, de galpões vizinhos, com as mesmas dimensões, ensaiados em diversas configurações em túnel de vento. Verificou-se que o aumento dos coeficientes de pressão externa da edificação, submetida ao efeito de vizinhança, aumentou no geral, em 30 %, conforme prescrito na norma, mas também se observaram aumentos de até 159 % na sucção, em pontos localizados, o que afeta diretamente o dimensionamento de fachadas. Além disso, obtiveram-se minorações de até 85 % dos coeficientes de forma de sobrepressão. Estes resultados indicam que há necessidade de ampliar os estudos em túnel de vento de efeito de vizinhança para fornecer dados mais abrangentes para a revisão da norma.

Referência:
LUIZ, Gabriela Porfírio; RABACHINI, Graziela Akassaka; ARAÚJO, Tiago Santos de; MARTINS, Gabriel Borelli; NADER, Gilder. Estudo do efeito de vizinhança em edificações sujeitas a ação do vento. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ENGENHARIA DO VENTO, 3., 2018, São Paulo. Anais… 6 p.

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/175726.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo