Sistema global de segurança contra incêndio em túneis

Compartilhe:
Resumo:

Nos últimos 40 anos muitos acidentes ocorreram no interior dos túneis. O presente trabalho analisou alguns relatos, principalmente os que indicavam as causas e efeitos (mortes e feridos) desses sinistros. Posteriormente, se avaliou os eventos envolvendo situações de incêndio, buscando identificar as propostas de melhoria, realizadas de modo a viabilizar a retomada da operação comercial. Verificou-se que estas medidas de correção poderiam ser segregadas em oito grupos de controle, denominado neste trabalho como elementos de verificação, são eles: (i) condutores e usuários; (ii) cargas transportadas; (iii) elementos estruturais e civis; (iv) operação do túnel, centralizada em Centro de Controle Operacional – CCO; (v) sistemas de segurança contra incêndio; (vi) sistemas mecânicos e eletroeletrônicos e suas infraestruturas; (vii) sistemas de informação aos usuários; (viii) serviços de manutenção e atualização periódica. Essas foram analisadas considerando uma abordagem integrada da segurança contra incêndio. Como resultado, propõe-se um sistema global de segurança contra incêndio para túneis que associa todos os elementos de verificação.

Referência:
SCABBIA, André Luiz Gonçalves; BERTO, Antônio Fernando. Sistema global de segurança contra incêndio em túneis. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE TÚNEIS E ESTRUTURAS SUBTERRÂNEAS, 5.; LATIN AMERICAN TUNNELLING SEMINAR, 1-4 dez., 2021, São Paulo. Anais…. 22p.

Logar na Biblioteca/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/177674.pdf 

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo