Selecionando projetos de inovação: uma discussão da literatura

Compartilhe:
Resumo:

Os principais modelos de gestão da inovação: cadeia de valor da inovação (HANSEN; BIRKINSHAW, 2007), modelo de funil (CLARK & WHEEL WRIGHT, 1992) e o modelo de Stage-Gates (COOPER, 2008) tratam, de alguma forma, da fase de seleção de projetos de qualquer natureza. Já os projetos de inovação sofrem particularmente efeitos de incertezas de natureza tecnológicas, mercadológicas, organizacionais e de recursos (RICE; O’CONNOR; PIERANTOZZI, 2008). Isso acaba dificultando a estimativa de indicadores confiáveis de apoio à tomada de decisão quanto à priorização desses projetos. Assim, é necessário desenvolver conhecimento no sentido de incrementar aos moldes já existentes ou criar novos como forma de garantir racionalidade na escolha de determinados projetos de inovação em detrimento de outros. Nesse contexto, o estudo discute formas de se tratar da avaliação de projetos de inovação sob três perspectivas: de projetos (valor do desempenho do projeto em si), de portfólio (valor do resultado da interação entre projetos) e de setor/sociedade (valor da inovação gerada em uma rede de organizações).


Referência:
CARVALHO, Marly Monteiro de; MORIOKA, Sandra Naomi. Selecionando projetos de inovação: uma discussão da literatura. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, 2., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, 1., São Paulo, 2013. Anais… 12 p.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/171972.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo