Estudos de corrosão em meios de baixa condutividade: aço-carbono em etanol

Compartilhe:
Resumo

Os estudos de corrosão em meios aquosos por meio de técnicas eletroquímicas estão muito bem  estabelecidos e as condições que limitam o seu uso também são bem conhecidas. Estas técnicas são muito úteis e permitem tanto verificar a susceptibilidade à corrosão de materiais metálicos em meios aquosos específicos, como obter informações relacionadas com a cinética dos sistemas estudados. No entanto, em meios orgânicos, estas técnicas nem sempre são usadas devido à baixa condutividade destes meios (£ 1,0 mS/cm). Atualmente, o etanol tem despertado o interesse de profissionais das comunidades científica, tecnológica e das áreas comerciais, devido à sua ampla utilização no mercado nacional e também devido ao seu vasto uso como fonte de energia renovável no mercado internacional. No Brasil, estudos de corrosão em etanol por meio de técnicas eletroquímicas têm sido realizados há mais de 30 anos. No entanto, até agora, a interpretação dos resultados obtidos não está bem estabelecida.
O presente trabalho tem por objetivo verificar a corrosividade de etanol por meio de técnicas de  espectroscopia de impedância eletroquímica, usando o aço-carbono como eletrodo de trabalho e o aço inoxidável AISI 316 tanto como eletrodo auxiliar, como eletrodo de quase referência. O etanol absoluto foi estudado, bem como etanol absoluto com 1% de água, com e sem a adição de algumas das impurezas  citadas na norma ASTM D 4806 (2006). Os resultados indicaram que o etanol absoluto e etanol absoluto com 1% de água apresentaram baixa agressividade e que a adição de impurezas causou um ligeiro aumento da agressividade do etanol.


Referência
PANOSSIAN, Z.; SANTOS, C.A.L.; PIMENTA, G.S. Corrosion studies in low conductivity media: carbon steel in ethanol media. In: THE EUROPEAN CORROSION CONGRESS FROM THE EARTH’S DEPTHS TO SPACE HEIGHTS, 2010, Moscow. Proceedings…(CD4746). 7 p.

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escrita.ipt.br/pdf_restrito/171050.pdf




INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo