Estudos da influência do molibdênio na resistência à corrosão de aços inoxidáveis ferríticos, austeníticos e dúplex em solução simulada de água de poro e em concreto

Compartilhe:
Resumo:

Para assegurar vida útil longa às estruturas de concreto, é cada vez mais frequente a adoção de técnicas de proteção contra corrosão das tradicionais armaduras de aço-carbono ou a substituição do próprio aço-carbono por outros de maior resistência à corrosão. Estes últimos vêm sendo usados, no estrangeiro, em estruturas de concreto expostas a elevada agressividade, especialmente na presença de cloretos. Neste trabalho, foi estudado o uso de aços inoxidáveis como armadura, sendo dado enfoque à influência do molibdênio na sua resistência à corrosão por pite em concreto contaminado com íons cloreto. Para tanto, amostras de aços inoxidáveis, com e sem adição de molibdênio, foram preparadas em laboratório. Aços inoxidáveis ferrítico, austenítico e dúples, incluindo lean dúplex , foram estudados. Estes últimos são uma alternativa econômica para aplicação em concreto. Esses aços foram expostos a soluções alcalinas simulando água de poros de concreto carbonatado e não carbonatado, ambas com adição de 3,5 % de NaCI. O desempenho dos aços foi verificado por meio de curvas de polarização anódicas. Para validar os resultados, ensaios em concreto também foram realizados, no entanto, esses ensaios foram prejudicados pela ocorrência de corrosão em fresta entre as pastilhas dos aços e a resina usada para limitar a superfície de trabalho de amostra. Os ensaios em soluções alcalinas contaminadas com íons cloreto mostraram claramente a influência positiva da adição de Mo na resistência à corrosão por pite dos aços estudados.


Referência:
MESQUITA, Thiago J.; ARAUJO, Adriana de; PANOSSIAN, Zehbour; NOGUEIRA, Ricardo P.; DIAS JR., Alberto S.; NEVES FILHO, David Neves; DIAS, Sócrates C.S. Estudos da influência do molibdênio na resistência à corrosão de aços inoxidáveis ferríticos, austeníticos e dúplex em solução simulada de água de poro e em concreto. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CORROSÃO, INTERCORR 2012, 32., 2012, Salvador. Anais… Rio de Janeiro: ABRACO, 2012. 30 p.

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/170675.pdf



INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo