Estudo do efeito de compostos de enxofre na corrosividade da nafta ao aço-carbono e ao cobre

Compartilhe:
Resumo

A nafta petroquímica é o derivado mais agressivo dentre os derivados de petróleo transportados pelos polidutos. Durante o transporte, o controle de sua corrosividade é feito por meio da adição de inibidor de corrosão. A concentração adequada de inibidor de corrosão é determinada em laboratório por meio da metodologia NACE TM-0172 após a realização de ensaios em, no mínimo, seis lotes de nafta. No entanto, o posterior acompanhamento da corrosividade de naftas coletadas nos dutos revela que a concentração determinada em laboratório, para certos lotes, não é suficiente para diminuir a corrosividade a níveis aceitáveis. Após a realização de uma análise estatística das características físico-químicas e da corrosividade ao aço-carbono e ao cobre de 30 amostras de nafta, foi constatado o enxofre como um dos parâmetros que poderia influenciar na sua corrosividade. Por meio do ensaio NACE TM-0172 realizado com diferentes compostos de enxofre, verificou-se que a adição dos mesmos não exerceu influência significativa na corrosividade de naftas P.A. No entanto, todos os compostos de enxofre estudados apresentaram efeito deletério para a dosagem mínima de inibidor de corrosão. Os ensaios de corrosividade ao cobre mostraram que um resultado negativo (não agressivo) do ensaio de lâmina de cobre não pode ser correlacionado com a agressividade da nafta ou com a resposta à adição de inibidor.


Referência
PANOSSIAN, Z; NAGAYASSU, V.Y; TIROEL, L.C; POÇO, J.G.R. Estudo do efeito de compostos de enxofre na corrosividade da Nafta ao aço-carbono e ao cobre In:  CONFRERÊNCIA SOBRE TECNOLOGIA DE EQUIPAMENTOS, COTEQ, 11., 2011, Porto de Galinhas. Anais…

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/169886.pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo