Estudo do comportamento frente à corrosão atmosférica do revestimento de alumínio aplicado sobre aço por aspersão térmica

Compartilhe:
Resumo:

O alumínio aplicado sobre o aço por aspersão térmica, quando exposto a atmosferas naturais, comporta-se inicialmente como revestimento nobre devido à sua passivação. Por esta razão os aços revestidos com alumínio apresentam um manchamento de coloração avermelhada, após um tempo relativamente curto, como consequência da corrosão do aço nas porosidades da camada de alumínio. Este manchamento, indesejável sob o ponto de vista estético, pouca influência tem na durabilidade das peças revestidas com alumínio, uma vez que a corrosão do aço é interrompida devido à quebra da camada passiva do alumínio. Quando isto ocorre, o alumínio passa a funcionar como revestimento de sacrifício. A corrosão do alumínio também é atenuada com o tempo de exposição visto que os poros do revestimento vão sendo gradativamente selados pelos próprios produtos de corrosão do alumínio. Este trabalho tem por objetivo a condução de estudos visando esclarecer os mecanismos envolvidos no comportamento do revestimento de alumínio acima referido.


Referência:
KAJIMOTO, Z.P.; ALMEIDA, N.L.; SOUZA, E.F.M. Estudo do comportamento frente à corrosão atmosférica do revestimento de alumínio aplicado sobre o aço por aspersão térmica. In: INTERNATIONAL CONGRESS FOR SURFACE FINISHING. 1992, São Paulo. Proceedings… São Paulo: ABTS, 1992. v. 2, p. 1046-1068. (IPT Pub. 2115)

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo