Estudo de revestimentos orgânicos na proteção do aço-carbono em ambiente marinho offshore

Compartilhe:
Resumo

A indústria de petróleo brasileira tem exigido o contínuo estudo de revestimentos que possam restringir o número e o período de manutenção de suas estruturas e equipamentos e, também, causar um menor impacto ao meio ambiente e à saúde do homem. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação de desempenho de revestimentos orgânicos com tais características e de outros tradicionais no mercado e os resultados parciais obtidos nos revestimentos estudados. Para este estudo, foram realizados ensaios em ambiente natural offshore, em um laboratório flutuante especialmente projetado para o estudo. No laboratório, foram estabelecidas condições de exposição à atmosfera, a água do mar e as suas ondas e respingos. Dois tanques foram projetados para simular o armazenamento em navio tanque de óleo cru (petróleo) e de água salgada (lastro). Diferentes esquemas de pintura foram aplicados nestes tanques, nos flutuadores do laboratório e em corpos de prova instalados em painéis parcialmente imersos no mar e fixados no convés. O desempenho dos revestimentos foi avaliado por inspeção visual, sendo atribuida uma nota (0 a 10) para cada defeito observado. Com a soma dos valores obtidos, foi feita uma classificação geral do desempenho dos revestimentos. Após cerca de três anos de exposição, alguns defeitos foram observados em boa parte dos revestimentos, especialmente nos expostos à atmosfera marinha. Na maioria dos revestimentos  antiincrustantes, houve dificuldade de remoção das incrustações, com permanência de resíduos.


Referência
ARAUJO, A. de; ALMEIDA, N.L.; PANOSSIAN, Z.; ALMEIDA, M.B.; FARIA, E.A.; PIMENTA, G.S; QUINTELA,J.P;VIEIRA,G.V. Estudo de revestimentos orgânicos na proteção do aço-carbono em ambiente marinho offshore. In:  CONFERÊNCIA SOBRE TECNOLOGIA DE EQUIPAMNETOS, 11., 2011, Porto de Galinhas. Anais…  Rio de Janeiro, 2011.

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/169900.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.