Study of molybdenum effect on pitting corrosion of stainless steel concrete reinforcements

Compartilhe:
Resumo:

A utilização dos aços inoxidáveis (SS) em estruturas de concreto tornar-se cada vez mais popular em construções costeiras e marinhas a fim de evitar a corrosão induzida por íons cloreto. No entanto, a influência da adição de molibdênio (Mo) na resistência à corrosão por pites destes aços não é claramente entendida em condições alcalinas, mesmo sendo conhecido o seu efeito benéfico em meios ácidos e neutros. O presente trabalho tem como objetivo estudar o efeito da adição de Mo na corrosão de três famílias diferentes de aço inoxidável (austenítico, ferrítico e duplex) em ambientes alcalinos (solução simulada de água de poros cloretada em dois valores de pH alcalino: pH 10 para simular concreto carbonatado e pH 12 para simular concreto íntegro. Para comparação, uma solução neutra (pH = 7) e outra ácida (pH = 4) também foram incluídas no estudo e, ainda, um meio alcalino verdadeiro de cimento. A fim de estabelecer o verdadeiro papel Mo na corrosão e na passivação das três famílias estudadas, amostras destes aços foram preparadas em laboratório em condições altamente controladas. Os resultados obtidos foram discutidos em relação à influência da adição de Mo na corrosão por pite em ligas industriais (AISI 304, AISI 316, AISI 430, AISI 434, 2304 e SAF SAF 2205).

Referência:
MESQUITA, Thiago J.; CHAUVEAU, Eric; MANTEL, Marc; KINSMAN, Nicole; ARAUJO, Adriana de; SANTOS, Célia Aparecida Lino dos; PANOSSIAN, Zehbour; NOGUEIRA, Ricardo P. Study of molybdenum effect on pitting corrosion of stainless steel concrete reinforcements. In: EUROPEAN STAINLESS STEEL CONFERENCE, SCIENCE AND MARKET, 7., 2011., Como/Italy. Proceedings… Milano: Associazione Italiana di Metallurgia, 2011. 11p.

Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/170167.pdf 

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo