Efeito dos parâmetros físico-químicos da nafta sobre a sua corrosividade

Compartilhe:
Resumo

A nafta petroquímica é um dos derivados de petróleo mais agressivo aos dutos de aço-carbono, apresentando, na ausência de inibidores de corrosão, o resultado “E” quando ensaiado de acordo com a metodologia NACE TM-0172 -2001. Devido a esta agressividade, a nafta é usado pela Transpetro como produto de referência nos processos de qualificação de inibidores de corrosão. A referida metodologia é usada para determinar a concentração mínima de um inibidor capaz de reduzir a corrosividade da nafta a níveis aceitáveis (A or B++). Em 2006, durante um processo de qualificação, foi verificado que a concentração mínima dos inibidores necessária para reduzir a corrosividade de alguns lotes de nafta petroquímica foi muito superior aos valores recomendados pelos fornecedores. Em outros lotes, a concentração mínima não foi possível de ser encontrada. O presente trabalho tem por objetivo tentar identificar os parâmetros físico-químicos da nafta petroquímica responsável pela agressividade e pela referida resposta negativa frente aos inibidores de corrosão.


Referencia
PANOSSIAN, Z., POÇO, J.G.R.; PROENÇA, J.L.J.; TIROEL, L.C.O.; GONÇALVES, R.; MORAES, R.H.; NAGAYASSU, V.Y.; PIMENTA, G.S. The effect of the naphta physicochemical paramenters in its corrosivity. In: RIO PIPELINE CONFERENCE AND EXPOSITION, 2009, Rio de Janeiro. Proceedings… (CD-ROM).

Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/168767.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo