Criação de um Centro de Pesquisa em Tratamento de Superfície

Compartilhe:
Resumo

A criação de um “Centro de Pesquisa em Tratamento de Superfície” virá contribuir em muito com todas as empresas produtoras e consumidoras (principalmente automobilísticas) de materiais revestidos por eletrodeposição, visto que no Brasil, é escasso o apoio técnico em eletrodeposição, tanto em termos de cursos, bibliografia, como em termos de desenvolvimento e melhoria de processos de eletrodeposição.
Este Centro terá também como objetivo o estudo de tratamento de efluentes de processos de eletrodeposição. Este tema receberá uma especial atenção visto que existe uma preocupação mundial de defesa do meio ambiente. Este projeto terá como meta a implantação de plantas piloto contínuas e em bateladas, multiuso, incluindo uma estação de tratamento de efluentes. Uma estrutura incluindo sala de aula, com modernos recursos audiovisuais, deverá também ser implantada para o treinamento de técnicos, especialmente com nível universitário, tanto brasileiros como de outros países latino-americanos.Com a criação deste Centro espera-se expandir a capacitação nacional o que poderá diminuir a importação de tecnologia exterior.


Referência
KAJIMOTO, Z.P.; OHBA, M., SOUZA, E.F.M. Criação de um Centro de pesquisas em tratamento de superfície. In: INTERNATIONAL CONGRESS FOR SURFACE FINISHING, 1992, São Paulo. Anais… São Paulo: ABTS, 1992. v. 2, p. 1563-1578. (IPT Publicação 2113)

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo