Contribuição na avaliação de desempenho de tensoativo isento de nonilfenol etoxilado utilizado em processos de beneficiamento têxtil, como alternativa para atenuação de impacto ambiental

Compartilhe:
Resumo:

O presente trabalho teve como objetivo geral a avaliação de desempenho de tensoativo isento de solvente nonilfenol etoxilado, em comparação ao tensoativo contendo o solvente, quando empregados em processos de beneficiamento têxtil. Como desdobramento, buscou-se a obtenção de subsídios para uma avaliação de viabilidade técnica para a substituição de tensoativo com maior nível poluidor por tensoativo que apresente menores impactos neste quesito. Os desempenhos dos dois tensoativos foram avaliados em processos de alvejamento e tingimento de tecido de algodão, além de propriedades como: hidrofilidade por teste de capilaridade; capacidade de umectação em amostras de fio e de tecido; grau de alvura dos tecidos de algodão alvejados com os dois produtos; eficiência na remoção de goma de amido; diferenças de rendimento de cor em tingimento de tecido após alvejamento com os diferentes tensoativos; solidez à luz dos substratos tingidos; resistência mecânica dos substratos; formação de espuma quando do empregado dos diferentes tensoativos e, por fim alterações dimensionais nos substratos após processo de alvejamento.


Referência:
UCHA, Mariane da Costa; ALDEIA, Wagner. Contribuição na avaliação de desempenho de tensoativo isento de nonilfenol etoxilado utilizado em processos de beneficiamento têxtil, como alternativa para atenuação de impacto ambiental. Química Têxtil, v. 38, n.114, p.6-27, mar., 2014.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo