Estudo dos revestimentos anti-corrosivos metálicos e orgânicos utilizados em offshore através de ensaios de exposição em elemento flutuante

Compartilhe:
Resumo

O crescimento da demanda energética, a prospecção e a exploração de petróleo têm exigido estudos permanentes com novos materiais para proteção contra corrosão de equipamentos e estruturas metálicas, visando minimizar perdas econômicas decorrentes de intervenções  de manuntenção. No Brasil, até o momento, o desempenho de materiais de proteção anticorrosiva, utilizados pela industria de petroleo em condição offshore, tem sido estudado por meio de  ensaios acelerados de corrosão, em escala laboratorial. No entanto, tem-se a necessidade de resultados de estudo de corrosão desenvolvidos em atmosferas reais de exposição. O presente trabalho apresenta o projeto de um elemento flutuante que será construido e instalado em um terminal de dominio da Petrobrás. Neste flutuante serão estudados revestimentos metálicos e orgânicos na condição atmosférica e de imersão parcial e total.


Referência
PANOSSIAN, Z.; VARGAS, C.; ALMEIDA, N.L.; NASCIMENTO, J.C.; CALTABELOTI, O.; PEREIRA, N.N.; PIMENTA, G.S.; BERRY, N.G.; QUINTELA, J.P.; SILVA, L.A.S. Estudo de revestimentos anti-corrosivos metálicos e orgânicos utilizados em offshore através de ensaios de exposição em elemento flutuante. In: BRAZILIAN CORROSION CONGRESS, 26.; IBERO AMERICAN CONGRESS OF CORROSION AND PROTECTION, 9.; NACE LATIN-AMERICAN REGION CORROSION CONGRESS, 6.; PHOTOGRAPHY CONTEST CORROSION AND MATERIAL DEGRADATION, 13.; INDUSTRIAL TECHNICAL EXPOSITION, 26., CONGRESSO LATINO AMERICANO E CORROSÃO, LATINCORR, 6., 2006, Salvador. Proceedings…(CD ROM)

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.