Avaliação de armaduras de aço inoxidável de concreto por meio de análise de curvas de polarização

Compartilhe:
Resumo

Este trabalho faz uso das curvas de polarização para analisar o comportamento eletroquímico de barras de aço eletroquímicos AISI 316L usadas na recuperação de concreto armado e em obras de alto desempenho instaladas em orla marítima. O estudo é comparativo em relação a barras de aço- carbono. O estudo foi conduzido com barras submetidas a diferentes níveis de tensão de tração embutidas em concreto não carbonatado e com diferentes teores de cloreto. A análise dos resultados é baseada na comparação quantitativa dos parâmetros calculados a partir de curvas de polarização, bem como comparação qualitativa de determinados trechos das curvas. A análise revelou a maior resistência à corrosão do aço em todos os casos estudados, concluindo-se que as armaduras de aço são entre 3 e 10 vezes mais resistente à corrosão em concreto contaminado com até 1 % de cloreto em relação à massa cimento.


Resumen

El presente trabajo hace uso de las curvas de polarización potenciodinámicas para analizar el comportamento electroquímico de barras de acero austenítico 316L empleadas em hormigones de reparación y en obras marinas de altos requerimentos em sus prestaciones. El estúdio es comparativo con barras de acero al carbono. Las barras se estudian em diferentes condiciones de tensión, en hormigones no carbonatados con diferentes contenidos de cloruros. El analisis de los resultados se basa em la comparación cuantitativa de parâmetros calculados y extraídos de los gráficos, así como de la comparación cualitativa de determinados trechos de las curvas. El analisis revela la mayor resistência a corrosión del acero inoxidable en todos los casos de estúdio, concluyéndose que las armaduras de este acero serán entre 3 y 10 veces más resistentes a la corrosión en hormigones contaminados con hasta 1% de cloruros en relación a la massa de cemento.


Referência

TULA, L., HELENE, P., PANOSSIAN, Z. Evaluación de armaduras inoxidables para el hormigon através del analisis de curvas de polarizacion. In: NACE LATIN AMERICAN REGION. CORROSION CONGRESS, 3., 1998, Cancun. Proceedings…. Cancun: NACE, 1998. p. 80-93. (CD – ROM) (V-XII)

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.