Influência dos parâmetros de processo na formação de camada de fosfato de zinco acelerado com clorato/nitrato

Compartilhe:
Resumo

O processo  de fosfatização e amplamente utilizado industrialmente, seja para aumentar a resistência à corrosão ou para melhorar as operações de conformação mecânica. Com o objetivo de minimizar o atrito gerado nas operações de conformação, geralmente , fios e tubos metálicos são fosfatizados em soluções contendo fosfato primário de zinco, acelerados com íons nitrato. O uso destas mesmas soluções, porém  modificadas com íons clorato, é de grande uso industrial devido á maior facilidade de operação do processo e, principalmente , á menor  sensibilidade da deposição de fosfato de zinco em função do tipo de aço-carbono tratado. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influencia da acidez, da temperatura da presença de quelantes e de cloreto em um processo de fosfatização acelerado com nitrato/clorato na formação de camada de fosfato de zinco. Isto foi feito através de um planejamento fatorial  (2). Os resultados  obtidos permitiram verificar que a  concentração de aditivo BR 400 (Quelante), a acidez total (AT), a concentração de cloreto (CI) e as interações AT/Quelante, AT/Temperatura e AT/CI têm grande influencia no processo de fosfatização acelerado com nitrato/clorato.


Referência
PANOSSIAN, Z.; CARDOSO, C.; REIS, F. M.; FASSIO, L.; LIMA, C. R. Influência dos parâmetros de processo na formação de camada de fosfato de zinco acelerado com clorato/nitrato. In:  CONGRESSO ANUAL DA ABM, 60., 2005, São Paulo. Anais…


Este trabalho foi apresentado 60º Congresso internacional ABM. Para obter este artigo completo entre em contato com ABM- Associação Brasileira de Metalurgia pelo email: abm@abmbrasil.com.br

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo