Potencial das reservas de argila para o suprimento do polo cerâmico de Santa Gertrudes: onde o recurso mineral faz a diferença

Compartilhe:
Resumo:

Buscou-se a avaliar o potencial de reservas de argila frente a uma projeção da demanda dessa matéria-prima no Polo Cerâmico de Santa Gertrudes. Situado na porção centro-leste do Estado de São Paulo, esse polo industrial constitui um dos casos brasileiros mais notáveis de aglomeração produtiva de base mineral, concentrado mais de 60% da produção de revestimentos cerâmicos no país. Seus custos menores de produção em relação aos demais polos produtores nacionais e internacionais correspondem ao principal diferencial competitivo e está vinculado diretamente ao aproveitamento de um recurso mineral altamente qualificado existente na região: rochas argilo-siltosas da Formação Corumbataí. Os resultados obtidos indicam que a dotação mineral do território do Polo de Santa Gertrudes é plenamente capaz de suportar uma forte expansão do seu parque cerâmico por décadas. O desafio para o setor minero-cerâmico passa a ser a garantia da disponibilidade e acesso aos recursos minerais. Para tanto, é fundamental o aprimoramento tecnológico do setor produtivo mineral e a inclusão da mineração nos instrumentos legais de planejamento e gestão pública dos municípios que centralizam a produção de matérias-primas, de modo a compatibilizar o desenvolvimento da atividade mineral com outras vocações econômicas, com a ocupação urbana e a manutenção da qualidade ambiental da região.


Referência:
CABRAL JR., Marsis; GAMBA, Carlos Tadeu de Carvalho; TANNO, Luiz Carlos; ALMEIDA, Amilton dos Santos; CRUZ, Tomaz Teodoro da. Potencial das reservas de argila para o suprimento do polo cerâmico de Santa Gertrudes : onde o recurso mineral faz a diferença. Cerâmica Industrial, v. 18, n. 2, p. 10-16, mar./abr., 2013.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo