Potencial da distribuição da escolaridade em função da renda per capta em uma bacia hidrográfica

Compartilhe:
Resumo:

A desigualdade, muitas vezes é acentuada pelo crescimento econômico de uma população, acarretando em consequências de cunho social. Para avaliar o impacto da renda na distribuição da educação na bacia Hidrográfica do Rio Una, Ibiúna/SP, foram calculados os dados da renda per capita e os valores de educação conforme a metodologia que compõem o IDH Municipal. Para obter o potencial da distribuição da educação foi aplicada a Krigagem dos dados de renda e educação, por setores censitários e posteriormente cruzados. Como resultado final foi obtido um mapa da predição da distribuição espacial da escolaridade na bacia hidrográfica. Esse mapa indica que, à medida que os pontos se distanciam da zona urbana do município, menores são as chances da população ter acesso à educação. Conclui-se que a presente metodologia pode ser utilizada como importante ferramenta de gestão de políticas públicas e socioambientais.


Referências:
SALES, Jomil Costa Abreu; SILVA, Darllan Collins da Cunha e; OLIVEIRA, Renan Angrizani de; SIMONETTI, Vanessa Cezar; BITAR, Omar Yazbek; LOURENÇO, Roberto Wagner. Potencial da distribuição da escolaridade em função da renda per capta em uma bacia hidrográfica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 19., 2019, Santos. Anais…. 4 p.


Acesso ao artigo no site do evento:
https://proceedings.science/sbsr-2019/papers/potencial-da-distribuicao-da-escolaridade-em-funcao-da-renda-per-capita-em-uma-bacia-hidrografica

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo