Programa para o cálculo da massa final, variação de massa por unidade de área e variação de espessura segundo a NBR 6210 com o auxílio do microcomputador

Compartilhe:
Resumo:
Um dos problemas de ensaio de corrosão é o da determinação da massa final de metal que resta num corpo-de-prova corroído. Para isso há a necessidade de limpeza para a remoção dos produtos de corrosão aderidos superficialmente, durante a qual ocorre ataque do metal base. Baseado na norma ABNT NBR 6210 que sugere um método gráfico para determinação da massa final, é apresentado um programa para microcomputador em BASIC que faz essa determinação sem a necessidade de se traçar gráficos. O programa a partir de informações da decapagem, massa e área iniciais, densidade do corpo-de-prova e data de início e término do ensaio, calcula a massa final ao término do ensaio de corrosão, a variação de massa por área, a variação de espessura e a duração do ensaio de corrosão.


Referência:
TANAKA, Deniol; GIANNINI, Fernando B. Programa para o cálculo da massa final, variação de massa por unidade de área e variação de espessura segundo a NBR 6210 com o auxílio do microcomputador. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE CORROSÃO, 13., 1986, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: ABRACO, 1986. p. 336-345. IPT. Publçicação, 1991)

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo