Resumo:
A possibilidade de ocorrências de assoreamento de cursos e corpos d’água durante a construção de obras lineares de infraestrutura tem sido frequentemente incluída no rol de impactos identificados nas etapas prévias do processo de Avaliaçao de Impacto Ambiental. No entanto, a previsão da magnitude dos depósitos gerados se mostra praticamente ausente em Estudos de Impacto Ambiental realizados no Brasil e, em particular, no Estado de São Paulo. Em decorrência, a avaliação dos impactos associados a eeses depósitos tende a se mostrar limitada, afetando o plano de gestão ambiental da construção e o dimensionamento das medidas mitigadoras correlatas. Tendo como referência o caso da instalação de rodovias, objetiva-se contribuir para o desenvolvimento dem procedimentos metodológicos que propiciem prever a magnitude do assoreamento induzido pelos trabalhos de terraplenagem e movimentação de solos. Os estudos realizados compreendem: revisão bibliográfica, com vistas à prospecção de métodos e técnicas de previsão de assoreamento e de estimativas de depósitos passíveis de aplicação à avaliação deimpactos, incluindo-se indicadores comrrespondentes; identificação de ferramentas que podem ser úteis para a realização de estimativas quantitativas; aplicação a estudo de caso de empreendimento linear existente, dimensionando-se os depósitos de assoreamento gerados ao longo do traçado; realização de retroanálise comparativa, analisando-se as situações pré e pós-instalação, com base em dados de campo e geoprocessamento; e análise e discussão dos resultados. Ao final, apontam-se alguns aspectos básicos que devem ser considerados para estimar previamente a magnitude dos depósitos de assoreamento, delimeando-se, ainda procedimentos metodológicos passíveis de aplicação a situações diversas
Referência:
FERREIRA, André Luiz; BITAR, Omar Yazbek. Previsão da magnitude de depósitos de assoreamento devido a processos erosivos induzidos durante a instalação de obras lineares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL, 1.; CONFERÊNCIA DA REDE DA LÍNGUA PORTUGUESA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS, 2., 2012, São Paulo. Anais… São Paulo: ABAI, 2012. 10 p
A possibilidade de ocorrências de assoreamento de cursos e corpos d’água durante a construção de obras lineares de infraestrutura tem sido frequentemente incluída no rol de impactos identificados nas etapas prévias do processo de Avaliaçao de Impacto Ambiental. No entanto, a previsão da magnitude dos depósitos gerados se mostra praticamente ausente em Estudos de Impacto Ambiental realizados no Brasil e, em particular, no Estado de São Paulo. Em decorrência, a avaliação dos impactos associados a eeses depósitos tende a se mostrar limitada, afetando o plano de gestão ambiental da construção e o dimensionamento das medidas mitigadoras correlatas. Tendo como referência o caso da instalação de rodovias, objetiva-se contribuir para o desenvolvimento dem procedimentos metodológicos que propiciem prever a magnitude do assoreamento induzido pelos trabalhos de terraplenagem e movimentação de solos. Os estudos realizados compreendem: revisão bibliográfica, com vistas à prospecção de métodos e técnicas de previsão de assoreamento e de estimativas de depósitos passíveis de aplicação à avaliação deimpactos, incluindo-se indicadores comrrespondentes; identificação de ferramentas que podem ser úteis para a realização de estimativas quantitativas; aplicação a estudo de caso de empreendimento linear existente, dimensionando-se os depósitos de assoreamento gerados ao longo do traçado; realização de retroanálise comparativa, analisando-se as situações pré e pós-instalação, com base em dados de campo e geoprocessamento; e análise e discussão dos resultados. Ao final, apontam-se alguns aspectos básicos que devem ser considerados para estimar previamente a magnitude dos depósitos de assoreamento, delimeando-se, ainda procedimentos metodológicos passíveis de aplicação a situações diversas
Referência:
FERREIRA, André Luiz; BITAR, Omar Yazbek. Previsão da magnitude de depósitos de assoreamento devido a processos erosivos induzidos durante a instalação de obras lineares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL, 1.; CONFERÊNCIA DA REDE DA LÍNGUA PORTUGUESA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS, 2., 2012, São Paulo. Anais… São Paulo: ABAI, 2012. 10 p