Revisão da metodologia de dimensionamento de hélices para embarcações fluviais

Compartilhe:
Resumo

Nos últimos anos, os projetistas têm enfatizado a eficiência energética e o desempenho de embarcações, utilizando estas características como critério para avaliar a viabilidade econômica e operacional do transporte hidroviário. Nesse contexto, o projeto integrado do conjunto casco-motor-hélice é fundamental para a eficiência de operação de uma embarcação. Por outro lado, os requisitos técnicos das operações hidroviárias têm exigido o aumento das potências instaladas, seja pelo aumento dos volumes de carga transportados, seja pelo aumento dos requisitos de manobrabilidade dos comboios. Esses fatores têm pressionado por aumento da eficiência dos propulsores e por melhoras significativas nos projetos de sistema de propulsão. Este trabalho apresenta uma revisão da metodologia de projeto de hélices para embarcações fluviais com o objetivo de auxiliar na definição de sistemas propulsivos que apresentem bom comprometimento entre eficiência, a cavitação mecânica. O método utiliza uma mescla de metodologia analítica e ensaios com modelos em escala reduzida para obter o arranjo casco-propulsor ideal, definir as principais características dos propulsores e verificar a redução de desempenho por cavitação. A eficiência do conjunto casco-propulsor vai determinar o custo operacional de uma embarcação ao longo de toda a sua vida útil, constituindo um fator determinante para o resultado econômico dos operadores de transporte hidroviário.

Referência
Dantas, João Lucas Dozzi. Weiss, James Manoel Guimarães. Revisão da metodologia de dimensionamento de hélices para embarcações fluviais. In: SEMINÁRIO DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO HIDROVIÁRIO INTERIOR, 9., 2015, Manuas. Anais… Porto Alegre: SOBENA HIDROVIÁRIO, 2015. 10p.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo