Utilização de óxido de aluminio sintetizado como preparação de superficie para aplicação de revestimentos por aspersão térmica

Compartilhe:
Resumo:

A aspersão térmica é um processo muito utilizado para aplicação de revestimentos metálicos para proteção contra a corrosão. Para esta finalidade, os metais mais empregados são o zinco e o alumínio isoladamente, ou ainda uma camada à base de zinco-alumínio. Em todos os processos de aplicação de revestimentos, sejam metálicos ou orgânicos, a preparação da superfície desempenha uma função muito importante. No caso da aspersão térmica, este pré-requisito é ainda mais crítico, pois a contaminação da superfície com camadas de óxidos, poeira ou resíduos de abrasivos pode comprometer a aderência do revestimento e conseqüentemente o seu desempenho. Por esta razão, o abrasivo utilizado nos processos de jateamento final para aplicação de revestimentos por aspersão térmica é, normalmente, o óxido de alumínio puro (isento de contaminação com óxidos ou com sais solúveis).  Neste trabalho, foi utilizado o óxido de alumínio sinterizado como alternativa ao óxido de alumínio puro que, embora apresente uma concentração de óxido de ferro consideravelmente superior à do óxido de alumínio puro, este óxido parece ser inerte. O objetivo deste trabalho foi comparar as características do revestimento obtido com a superfície preparada com o óxido de alumínio sinterizado com as do revestimento obtido com o abrasivo normalmente utilizado. Inicialmente foi feita uma análise química do óxido de alumínio sinterizado e um ensaio de imersão deste abrasivo em solução de cloreto de sódio 5%. A análise química do óxido de alumínio sinterizado apresentou um teor de ferro de cerca de 8%, mas não houve alterações visuais na solução de NaCl. Posteriormente, corpos-de-prova de aço-carbono SAE 1010 foram submetidos a jateamento abrasivo com óxido de alumínio puro e com o óxido de alumínio sinterizado. Em seguida foi aplicada uma camada de 250 μm de espessura para as duas condições de preparação. As características do revestimento obtido foram avaliadas por meio de exames metalográficos, análises por dispersão de energia e ensaio de resistência à tração (Pull-Off) e flexibilidade. Os resultados obtidos foram comparados com os do revestimento aplicado com jateamento usual e constatou-se que os revestimentos apresentaram características e desempenho idênticos, indicativo de que a superfície metalizada não sofreu contaminação com óxido de ferro existente no abrasivo.


Referência:
ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; FARIA, E,A.;  PRATA, M.; ACCONCIA, R.T. Utilização de óxido de alumínio sintetizado como preparação de superfície para aplicação de revestimentos por aspersão térmica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSÃO, INTERCORR, 28., 2008, Recife. Anais…

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo