Uso eficiente do gás natural na indústria cerâmica: ciclo 2007-2008

Compartilhe:
Resumo:

 A indústria cerâmica do estado de São Paulo é responsável por aproximadamente 16 % do consumo de gás natural na área de concessão da Comgás. Somente o Polo de Santa Gertrudes, no interior do estado, responde por uma parcela de cerca de 8 a 10 % de um total de aproximadamente 15 milhões de m3 de gás natural comercializados diariamente pela Comgás em 2008. É o setor industrial que mais consome gás natural no estado. Sensível a essa questão, foi realizado o presente projeto, cujos principais objetivos foram: 1) Investigar os processos produtivos das indústrias do Polo cerâmico de Santa Gertrudes, analisando medidas para aumentar a eficiência energética nos processos de secagem e queima e (2) Estimar os potenciais de redução de consumo de gás natural no Polo, tendo em vista as medidas possíveis de aumento de eficiência energética detectadas.


Referência:
VERGNHANINI FILHO, Renato. Uso eficiente do gás natural na indústria cerâmica: ciclo 2007-2008. São Paulo: IPT, 2018. 3p. (Projeto COMGAS, artigo P28, publicado no site da ARSESP).


Acesso ao artigo no site da ARSESP:
http://www.arsesp.sp.gov.br/RegistroTecnicoProjetos/comgas/Projeto%2028%20COMG%C2%B5S%20Resumo%20TC%CC%A7cnico%20do%20Projeto.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo