Resumo:
Esse guia foi escrito com o anseio de compartilhar o resultado da experiência que tivemos, sugerindo ideias para que profissionais da área da educação pudessem perceber o quanto é prazeroso e importante usar as áreas externas da escola como laboratório de ensino, mudando a paisagem e usando espaços muitas vezes
ociosos. É nítida a transformação no próprio aluno que percebe suas habilidades e capacidade de contribuir com essas mudanças. O projeto, desenvolvido no Centro Educacional Unificado (CEU) Três Pontes, (São Paulo-SP), teve como público atendido 50 alunos da EMEF e 14 funcionários, entre jardineiros, professores e funcionários da gestão do CEU Três Pontes. As atividades do projeto consistiram em oficinas participativas e práticas abordando técnicas de jardinagem e temas relacionados às áreas verdes da escola e da comunidade do entorno. Essas atividades são apresentadas nesse guia para inspirar educadores a saírem das salas de aula e usarem essas áreas como laboratório de suas disciplinas. Os jovens são tocados por iniciativas criativas que os tirem da classe. A ideia aqui é enxergar oportunidades de experimentar na prática, conceitos relacionados a diversas disciplinas escolares e abordar questões sobre cidadania e empoderamento da comunidade escolar.
Referência:
TUPIASSÚ, Assucena; SOUZA, Caroline Almeida; VELASCO, Giuliana Del Nero; SOLERA, Maria Lucia; IELO; Paula Kaori Yamamura; AMARAL, Raquel Dias de Aguiar Moraes. Ideias para ensinar plantando: guia de atividades extracurriculares para professores do ensino fundamental e médio. São Paulo: IPT, 2018. 14 MB. (IPT Publicação, 3031)
Acesso ao livro no site do IPT:
https://ipt.br/noticia/1469-ensinar_plantando.htm
Esse guia foi escrito com o anseio de compartilhar o resultado da experiência que tivemos, sugerindo ideias para que profissionais da área da educação pudessem perceber o quanto é prazeroso e importante usar as áreas externas da escola como laboratório de ensino, mudando a paisagem e usando espaços muitas vezes
ociosos. É nítida a transformação no próprio aluno que percebe suas habilidades e capacidade de contribuir com essas mudanças. O projeto, desenvolvido no Centro Educacional Unificado (CEU) Três Pontes, (São Paulo-SP), teve como público atendido 50 alunos da EMEF e 14 funcionários, entre jardineiros, professores e funcionários da gestão do CEU Três Pontes. As atividades do projeto consistiram em oficinas participativas e práticas abordando técnicas de jardinagem e temas relacionados às áreas verdes da escola e da comunidade do entorno. Essas atividades são apresentadas nesse guia para inspirar educadores a saírem das salas de aula e usarem essas áreas como laboratório de suas disciplinas. Os jovens são tocados por iniciativas criativas que os tirem da classe. A ideia aqui é enxergar oportunidades de experimentar na prática, conceitos relacionados a diversas disciplinas escolares e abordar questões sobre cidadania e empoderamento da comunidade escolar.
Referência:
TUPIASSÚ, Assucena; SOUZA, Caroline Almeida; VELASCO, Giuliana Del Nero; SOLERA, Maria Lucia; IELO; Paula Kaori Yamamura; AMARAL, Raquel Dias de Aguiar Moraes. Ideias para ensinar plantando: guia de atividades extracurriculares para professores do ensino fundamental e médio. São Paulo: IPT, 2018. 14 MB. (IPT Publicação, 3031)
Acesso ao livro no site do IPT:
https://ipt.br/noticia/1469-ensinar_plantando.htm