Corrosão online

Compartilhe:

A corrosão metálica pode implicar altos custos e riscos. Em armaduras de concreto, por exemplo, pode provocar da depreciação ao colapso estrutural de uma edificação ou obra de arte, como ponte ou viaduto. Também pode afetar de dutos que transportam combustíveis a circuitos eletroeletrônicos. 
 
Uma planta industrial pode ser ambiente propício à biocorrosão, fenômeno em que a presença de microrganismos facilita o processo de deterioração de superfícies metálicas. Estudo recente dos laboratórios Battelle Columbus e NIST, nos Estados Unidos, demonstrou que a corrosão metálica tem um custo da ordem de 300 bilhões de dólares por ano. Um terço deste valor, aproximadamente, poderia ser eliminado com uso de tecnologia de tratamento adequada. 
 
INTERCÂMBIO – Vêm aí o ‘21º Congresso Internacional de Corrosão’ online e o ‘8º Encontro Internacional de Corrosão’ – CC INTERCORR WCO 2021 – edição virtual. Serão oportunidades únicas para intercâmbio técnico e científico entre especialistas brasileiros e de diversos países, ligados a esta área de conhecimento. 
 
O International Corrosion Council (ICC), que representa especialistas da academia e da indústria na área de corrosão e proteção de materiais em 68 países, responde por esta realização coordenada regionalmente pela ABRACO, a Associação Brasileira de Corrosão. A presidente do Comitê Executivo deste congresso é Zehbour Panossian, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e professora-associada da Escola Politécnica da USP.  
 
Para os organizadores, o momento desafiador torna ainda mais relevante para o país a realização de eventos setoriais deste porte, internacionalmente situa-se entre os maiores na área de corrosão. O objetivo será “encontrar soluções para contribuir com a recuperação que o setor industrial tanto necessita, manter a integridade de ativos, minimizar custos operacionais e com manutenção. São preocupações relevantes que impactam o setor produtivo”. 
 
PALAVRA DO PRESIDENTE – Em mensagem à comunidade técnica e empresarial sul-americana Günter Schmitt, presidente do ICC, pontua os objetivos centrais deste congresso. A ideia é ampliar a “consciência pública para a degradação de materiais pela corrosão, junto com a necessidade de fornecer ferramentas de proteção eficientes e sustentáveis. O congresso do ICC divulgará informações sobre metodologias aprimoradas e novas pesquisas, que permitirão à indústria proteger com mais eficácia seus ativos. Convidamos a participar especialmente tomadores de decisão, administradores e industriais, para que conheçam mais e melhor a importância da corrosão na vida diária, assim como a prevenção de falhas que decorrem dela.” 
 
A organização está sob responsabilidade do IPT, juntamente com a ABRACO, ICC e The World Corrosion Organization. Conta também com apoio do CNPq, Fundação de Apoio ao IPT, Fapesp, Capes, Institute of Corrosion da Inglaterra e patrocínio de empresas parceiras. 
 

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.