Calibração fisico-química

Compartilhe:
O Laboratório de Metrologia Elétrica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas acaba de ser acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a calibração de equipamentos de físico-química, como medidores e simuladores de pH e de condutividade. A capacitação irá atender a segmentos de mercado tão diversos como meio ambiente, alimentos & bebidas, saúde animal, produtos químicos e saúde humana.

Os medidores de pH e de condutividade são importantes nas cadeias de transformação tanto para a qualidade do produto final quanto no controle dos resíduos gerados, uma vez que as medidas realizadas oferecem uma referência quanto à toxicidade da solução para um determinado ambiente ou população.
Calibração de medidor de pH sendo executada por meio de aplicação de sinal elétrico
Calibração de medidor de pH sendo executada por meio de aplicação de sinal elétrico
"Ter instrumentos calibrados, com erros e incertezas conhecidas, é fundamental para a confiabilidade das medidas envolvidas nesses processos", explica o pesquisador Fabricio Gonçalves Torres.

A calibração é executada em duas fases, utilizando-se Materiais de Referência Certificados (MRCs) e por meio de sinais elétricos. Para a calibração dos eletrodos ou células de condutividade que fazem parte dos medidores, a equipe do Laboratório de Metrologia Elétrica utiliza também as dependências, materiais e equipamentos de outra unidade do IPT, o Laboratório de Análises Químicas.

“A calibração por sinal elétrico é feita no Laboratório de Metrologia Elétrica e, no segundo laboratório, utilizamos a infraestrutura para calibrar o conjunto medidor + eletrodo, por meio do uso dos MRC”, completa Torres.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo