Viaduto na Marginal Pinheiros

Compartilhe:
Em atendimento a uma solicitação do Ministério Público de São Paulo, a Seção de Engenharia de Estruturas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou inspeção técnica visual no viaduto acidentado da via expressa da Marginal Pinheiros – no dia 15 de novembro de 2018, a obra, que é um dos principais corredores de locomoção de veículos leves e de caminhões de carga do município, sofreu um colapso no apoio de um dos segmentos.

O trabalho da equipe técnica do IPT teve como objetivo principal oferecer suporte tecnológico aos engenheiros do Centro de Apoio à Execução (CAEx) do Ministério Público por meio de atividades de inspeção das partes aparentes do viaduto para levantar informações sobre a sua atual condição construtiva, principalmente a fim de avaliar a existência de anomalias nas partes não afetadas pelo acidente. É importante ressaltar que não foram inspecionadas as partes colapsadas do viaduto.

Para fazer o levantamento das principais anomalias, os pesquisadores e técnicos adotaram os procedimentos técnicos de inspeção estabelecidos na NBR 9452, além de atividades complementares, como verificações detalhadas com o uso de escadas e andaimes.

O registro fotográfico das principais anomalias existentes na obra e adjacências está contido no relatório final elaborado pelo IPT, que foi tema de uma série de reportagens exibidas em São Paulo na TV Globo (SP1, Jornal Hoje, SP2 e Hora Um), Record (Fala Brasil e SP no Ar) e SBT Notícias, e também em jornais de todo o Brasil, como O Estado de S.Paulo, Estado de Minas, Jornal do Brasil e A Tarde.

Confira abaixo uma das reportagens, exibida pelo telejornal SP1 no dia 7 de fevereiro:


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo