Áreas de risco em São José do Rio Preto

Compartilhe:
A Seção de Investigações, Riscos e Desastres Naturais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) visitou a cidade de São José do Rio Preto nos dias 20 e 21 de junho para fazer o levantamento de pontos sujeitos a deslizamentos de terra, alagamentos e inundações. Equipes da Globo, do SBT e da Band acompanharam os trabalhos realizados no município, ocasião em que os pesquisadores, acompanhados da Defesa Civil, fotografaram e fizeram uma avaliação das principais áreas para a elaboração de um relatório de classificação de riscos.

O último mapeamento em São José do Rio Preto havia sido feito em 2012. O projeto atual está inserido no novo contrato assinado em dezembro de 2017 entre o IPT e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do estado de São Paulo para o mapeamento das áreas em 11 municípios abrangidos no Plano Preventivo de Defesa Civil do estado – o trabalho realizado pelo Instituto teve início em 2012, e 145 municípios foram mapeados até então. São José do Rio Preto foi a última cidade visitada nesta etapa do projeto.

“Pudemos perceber que o problema maior em São José do Rio Preto está relacionado às inundações, principalmente ligado aos grandes córregos que atravessam a área urbana”, explicou o geólogo Marcelo Fischer Gramani, coordenador do projeto, na reportagem da Band. “Percebemos que várias obras foram feitas a partir de 2012. Os problemas foram minimizados e nossa ideia é fazer a reavaliação destas ações”, completou ele, na reportagem exibida na TV TEM, subsidiária da Globo.

Leia abaixo as reportagens, ouça a entrevista para a rádio e veja as três reportagens exibidas na TV:









INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo