Medidores de vazão, volume e velocidade de fluidos

Compartilhe:
A medição exata e o controle preciso da vazão e do volume de fluidos são importantes nos processos industriais devido às implicações diretas na qualidade dos produtos, na segurança operacional da planta, nos aspectos econômico-comerciais envolvidos e no atendimento aos requisitos legais e normativos. Da mesma forma, a medição confiável da vazão é importante para as áreas de medicina e saúde, ambiental, biotecnologia, instrumentação e pesquisa acadêmica, entre outros.

A principal característica requerida de um medidor ou de um sistema de medição de vazão é a sua confiabilidade metrológica. Para tanto, o IPT dispõe dos serviços de calibração e verificação de medidores de vazão, volume e velocidade de fluidos, apoiando assim os diversos setores produtivos, comerciais e científicos no país, na busca da qualidade e da confiabilidade metrológica.

Os laboratórios do Instituto operam padrões que permitem executar atividades metrológicas em diferentes condições e faixas de operação, e constituem o conjunto mais abrangente de instalações de calibração e teste de medidores de água, óleo e gás e de velocidade de fluidos do país.

Além dos serviços de calibração, os laboratórios realizam ensaios de aprovação de modelos de medidores de vazão de gases e de líquidos para o Inmetro, que envolvem, entre outros, testes de exatidão de indicação, repetitividade, desgaste acelerado e efeitos de perturbação ocasionados por válvulas e conexões instaladas próximas ao medidor.

Os laboratórios do IPT operam de acordo com o sistema da qualidade laboratorial que atende aos requisitos da NBR ISO 17025: 2005 e são acreditados pela CGCRE do Inmetro, fazendo parte da Rede Brasileira de Calibração – RBC.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.