Bolsas em pós-doutorado

Compartilhe:
Fonte: Agência Fapesp

O Laboratório de Processos Metalúrgicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) oferece duas oportunidades de pós-doutorado em manufatura aditiva com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O prazo de inscrição termina em 10 de setembro de 2017.

As bolsas estão vinculadas ao projeto Obtenção de próteses ortopédicas de ligas Nb-Ti e Ti-Nb-Zr por fusão seletiva a laser, desenvolvido no âmbito do Programa Fapesp Apoio à Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), tendo como parceiros a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), sendo coordenado pelo diretor-presidente do IPT, Fernando José Gomes Landgraf.

A pesquisa visa à obtenção de próteses ortopédicas por fusão seletiva a laser. O projeto é constituído de três grandes etapas. A primeira prevê a obtenção de lingotes das ligas à base de titânio-nióbio-zircônio (Ti-13%Nb-13%Zr) e à base de nióbio-titânio (Nb-47%Ti). A segunda foca na obtenção de pós metálicos das ligas à base de titânio-nióbio-zircônio (Ti-13%Nb-13%Zr) e à base de nióbio-titânio (Nb-47%Ti); e a terceira diz respeito à confecção, via técnica de manufatura aditiva denominada fusão seletiva a laser, de um conjunto de 10 próteses destinadas à realização de ensaios clínicos em pacientes da AACD.

A primeira bolsa de pós-doutorado está ligada a um estudo da hidretação, moagem e dehidretação de ligas Ti-13%Nb-13%Zr e Nb-47%Ti. A segunda está ligada a estudo sobre os efeitos dos parâmetros do processo de fusão seletiva a laser sobre a microestrutura de ligas Ti-13%Nb-13%Zr e Nb-47%Ti.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão bolsa no valor de R$ 7.174,80 mensais e reserva técnica. A reserva técnica de bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a auxílio-instalação.

Os interessados em se inscrever devem enviar e-mail para daniellb@ipt.br. Para mais informações, clique aqui.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo