Apoio à indústria automotiva

Compartilhe:
Todo motor veicular, para entrar no mercado brasileiro, necessita da homologação de um órgão oficial, no caso a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Com quase 40 anos de atuação no mercado e investimentos importantes nos últimos anos, o Laboratório de Engenharia Térmica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) retoma o apoio técnico a empresas do setor automotivo para testes de motores veiculares atendendo parâmetros previstos em norma com a certificação da Cetesb e habilita-se a realizar testes de bancada e fazer homologação com a chancela do órgão oficial.

As montadoras têm que observar esta exigência para atender às normas ambientais.
Serviços estão disponíveis para os fabricantes nacionais e multinacionais que queiram exportar motores para o Brasil
Serviços estão disponíveis para os fabricantes nacionais e multinacionais que queiram exportar motores para o Brasil
“Estes serviços ficam, assim, disponibilizados para os fabricantes nacionais e multinacionais que queiram exportar motores para o Brasil”, explica o pesquisador e responsável pelo Laboratório de Motores, Sergio Inácio Ferreira.

Segundo Ferreira, o laboratório do IPT atendeu todos os requisitos funcionais da Cetesb para a realização de testes de motores diesel: “Atendemos a todos os requisitos e nosso ‘sistema de calibração’ poderá tornar-se referência para futuras homologações de outros laboratórios”. Para a obtenção do credenciamento, realizou-se o chamado ‘teste-testemunhado’ na bancada número três do laboratório. O teste foi feito segundo parâmetros da norma ISO 8.178, regulamentada MAR-I, referente a testes de motores agrícolas e máquinas rodoviárias, sendo ao final aprovado.

Este credenciamento abre outras perspectivas que poderão ampliar o leque de apoio tecnológico ofertado pelo IPT a fabricantes nacionais e multinacionais de motores. “A próxima certificação que iremos pleitear junto à Cetesb está relacionada à bancada número cinco com nosso dinamômetro transiente”, afirma Ferreira. Será realizado um novo ‘teste-testemunhado’, agora conforme a norma ABNT NBR 15.634, com o objetivo de homologar motores segundo a regulamentação Proconve P7, que diz respeito a emissões para motores de veículos comerciais pesados.

PARCERIA – Um convênio firmado entre o IPT e a empresa alemã IAV já está trazendo resultados quanto à operação do Laboratório de Energia Térmica, devido à larga experiência acumulada pela empresa no exterior desde 1983 que conta, hoje, com mais de seis mil colaboradores em todo o mundo, dos quais 70 no Brasil, onde opera desde 2001.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo