Para divulgar e ressaltar a importância da proteção contra incêndios das edificações, bem como apresentar soluções inovadoras adotadas internacionalmente que podem contribuir para a melhoria dos sistemas no Brasil, o Laboratório de Segurança ao Fogo e a Explosões do IPT promoverá no dia 31 de agosto o Seminário Internacional de Proteção Passiva Contra Incêndios. A programação inclui palestras de empresas fabricantes de materiais resistentes ao fogo, como vidros e revestimentos, da Associação Brasileira da Indústria de Retardantes de Chama (Abichama) e de pesquisadores do IPT.
Os sistemas de proteção passiva contra incêndio são soluções incorporadas ao sistema construtivo de uma edificação
Sistemas de proteção passiva contra incêndio são soluções incorporadas ao sistema construtivo de uma edificação para que um incêndio não se propague e seja retardado ao máximo
para que um incêndio não se propague e seja retardado ao máximo, ou seja, desenvolvidos com o objetivo de compartimentar o foco do incêndio no local de origem e não comprometer toda a estrutura da edificação, permitindo que as pessoas evacuem o local em tempo hábil e que o impacto financeiro sobre imóveis e equipamentos seja o menor possível.
Dois pesquisadores do IPT irão participar do seminário: o responsável pelo Laboratório de Segurança ao Fogo e a Explosões, Antonio Fernando Berto, discutirá a regulamentação e a normalização brasileiras, enquanto o pesquisador Carlos Roberto Metzker de Oliveira apresentará uma proposta de classificação geral da resistência ao fogo de elementos e componentes construtivos como base para o aprimoramento dos métodos de ensaio empregados no Brasil.
O seminário será realizado no campus do IPT, em São Paulo, e tem como público-alvo engenheiros, arquitetos e outros profissionais envolvidos com a resolução de problemas de segurança contra incêndios em edificações. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de agosto clicando aqui.