Caracterização de produtos isolantes térmicos para indústria e construção civil

Compartilhe:
Os materiais considerados isolantes térmicos são caracterizados basicamente por dois tipos de efeitos: o resistivo e o radiante.

A isolação resistiva ocorre pela resistência do material à condução de calor. Como o ar é um elemento que apresenta grande resistência à condução, os melhores isolantes resistivos são aqueles que confinam o ar em pequenas células no seu interior de modo a eliminar movimentos de convecção. Isolantes como lã de vidro, lã de rocha e poliestireno expandido são exemplos típicos desta categoria e se caracterizam pela sua baixa condutividade térmica. Esta propriedade é medida no Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade de Edifícios (LCA) pelos métodos da norma ASTM C177 e da Norma ASTM C518.

A isolação radiante funciona pela redução da transferência de calor por radiação. A capacidade do material em refletir, absorver ou emitir radiação depende da natureza da sua superfície. Neste caso é importante fazer distinção entre os espectros de radiação considerados. Materiais que funcionam como barreiras radiantes são caracterizados pela sua baixa emissividade, que está relacionada com o espectro de radiação infravermelha. O LCA realiza a avaliação dessa propriedade segundo os métodos das normas JIS A 1423 e ASTM C1371.

Materiais utilizados em superfícies externas, como as tintas, são caracterizados também pelas suas propriedades de refletir ou absorver radiação solar. Neste caso, mede-se também a refletância à radiação solar (método ANSI/ASHRAE 74 e ASTM E 1918) considerando-se, portanto, todo o espectro da radiação solar. Para se caracterizar o potencial de isolação térmica desses materiais, calcula-se o “Índice de Refletância Solar” (Solar Reflectance Index – SRI) pelo método ASTM E 1980, que leva em conta as duas propriedades citadas.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo