
As calibrações de sensores de velocidades de ar e água são realizadas no túnel de vento aerodinâmico do IPT, acreditado na RBC. Nesse laboratório são calibrados anemômetro de pás, copos, ultrassônicos, de fio e filme quente, tubos de Pitot estático (Prandtl), Cole, S, sondas isocinétricas etc.
O laboratório de anemometria do IPT é acreditado na faixa de 0,2 m/s até 45 m/s, com Capacidade de Medição e Calibração (CMC) entre 0,05 m/s e 0,11 m/s.

Serviços acreditados de acordo com classificação do INMETRO
- Anemômetros de Copos
- Anemômetros de Pás Rotativas
- Medidores de Velocidade de Gases Baseados em Outros Princípios
- Medidores de Velocidade de Gases com Sensor Térmico
- Medidores de Velocidade de Gases com Tubo de Pitot
- Medidores de Velocidade de Gases Ultrassônicos
- Medidores de Velocidade de Líquidos com Tubo de Pitot
O IPT é acreditado na Rede Brasileira de Calibração (RBC) para realizar calibrações de anemômetros utilizados em parques eólicos. Essas calibrações são realizadas na faixa de 4 até 16 m/s e seguem o procedimento MEASNET, que foi incorporado à norma ISO IEC 61400-12-1 Anexo F.

Tubos de Pitot do tipo Cole para redução de perda de água tratada
As calibrações de tubos de Pitot do tipo Cole também estão relacionadas a uma economia sustentável. Atualmente no Brasil, a de perda de água tratada está na faixa de 37% a 42%, porém, alguns anos atrás essa perda chegava a mais de 60%. Tomando como exemplo a SABESP, atualmente a perda de água tratada é de 26% e pretende-se atingir 13% em 2019. Essa menor perda de água tratada da SABESP se dá devido a um grande investimento na tecnologia de monitoração e medição de vazão de água. Um dos instrumentos utilizados nessas medições é o tubo de Pitot do tipo Cole, calibrado no IPT e com incertezas expandidas de calibração na faixa de 1%.
