Chuvas em Mairiporã

Compartilhe:
Uma equipe da Seção de Investigações, Riscos e Desastres Naturais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) prestou apoio no último final de semana (11 a 13 de março) na avaliação de uma área atingida por um grande deslizamento na cidade de Mairiporã, na Grande São Paulo, e também realizou uma vistoria de campo em outros locais atingidos pelas fortes chuvas. O IPT tem um contrato com a Defesa Civil de São Paulo desde 2012, o qual inclui trabalhos de assessoria técnica para atendimentos às situações de risco geológico e geotécnico no âmbito do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC).

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil havia sido comunicada na noite de quinta-feira, 10 de março, pelo Centro de Operações do Corpo de Bombeiros de Mairiporã que uma chuva de forte intensidade e de longa duração tinha atingido o município e provocado um escorregamento de terra.
Apoio ao Corpo de Bombeiros, na avaliação da área atingida pelo deslizamento, foi uma das atividades desempenhadas pela equipe do IPT
Apoio ao Corpo de Bombeiros, na avaliação da área atingida pelo deslizamento, foi uma das atividades desempenhadas pela equipe do IPT
O desastre acabou por afetar duas residências localizadas no bairro Parque Náutico, causando o desabamento parcial dos imóveis.

“Fui acionado por volta das seis da manhã do dia 11 pelo major Jefferson de Mello, do Corpo de Bombeiros, e em seguida pelo coronel Walter Nyakas Jr, da Defesa Civil de São Paulo. O major estava no local do acidente e sentiu a necessidade de avaliação de especialistas para melhorar a segurança das equipes de busca”, explica o pesquisador do IPT, Marcelo Fischer Gramani. Em função da gravidade e da urgência do caso, um helicóptero Águia da Polícia Militar foi direcionado à Universidade de São Paulo (USP), onde está localizado o campus do Instituto, para transportar a equipe até o local.

A assessoria prestada pelo grupo de quatro geólogos, uma engenheira civil e um tecnólogo do IPT pode ser dividida em duas atividades principais: o apoio ao Corpo de Bombeiros,
Governador Geraldo Alckmin acompanhou os trabalhos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil
Governador Geraldo Alckmin acompanhou os trabalhos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil
na avaliação da área atingida pelo deslizamento, e a vistoria de campo em outras áreas atingidas por deslizamentos em apoio às equipes estadual e municipal da Defesa Civil, pois vários bairros haviam sofrido os impactos das chuvas e não tinham sido avaliados. No primeiro caso, os geólogos permaneceram sem interrupção no monitoramento da encosta a fim de garantir a segurança das equipes de busca; no segundo caso, os profissionais do IPT e da Defesa Civil do município saíram a campo para avaliar outros bairros e, em caso de necessidade, emitir os laudos de interdição.

O IPT está elaborando no momento um relatório, composto de textos e imagens, para registrar todas as informações coletadas durante o atendimento. O documento será entregue primeiramente à Defesa Civil do Estado e em seguida aos interessados, principalmente à prefeitura e à Defesa Civil Municipal, contendo descrições das áreas vistoriadas, relatos das atividades feitas para o Corpo de Bombeiros e recomendações.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo