Iluminação pública

Compartilhe:
2016 será o ano de eleição (ou de reeleição) dos prefeitos dos 5.570 municípios brasileiros. O programa Como Será?, exibido pela Rede Globo, deu início em 2 de janeiro, à apresentação da série ‘Por uma cidade + inteligente’ que está abordando assuntos relevantes da agenda de debates para as próximas eleições, em 12 episódios. As reportagens estão propondo soluções para problemas comuns à administração municipal, e o quinto episódio da série tratou da iluminação pública.

As prefeituras são responsáveis pela administração da iluminação pública, tanto nas ruas quanto nos edifícios públicos. Elas precisam pensar nos custos, pois é a segunda conta mais alta que os prefeitos têm de pagar. Segundo o diretor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Ildo Sauer, o que falta nas cidades é organização, gestão e planejamento: “É usar as melhores tecnologias, saber operá-las e monitorá-las, para que tenham um custo menor, dando mais segurança à população”.

Dois equipamentos do Laboratório de Equipamentos Elétricos e Ópticos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foram exibidos na reportagem: a esfera integradora, que mede várias características das lâmpadas, como o fluxo de luminosidade e a energia consumida, e o goniofotômetro, que avalia a melhor posição, a inclinação e o tamanho necessário das luminárias, para que distribuam melhor a luz. Todos os dados coletados são analisados por um software de computador.

O programa Como Será? é uma parceria do jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Rede Globo com a Fundação Roberto Marinho, e tem como objetivo compartilhar com o público experiências transformadoras, exemplos de cidadania e colaborar para a construção de um futuro melhor ao tratar de maneira integrada temas como educação, ecologia, mobilização social, trabalho e inovação. O programa é exibido nas manhãs de sábado na TV Globo e reprisado na GloboNews e no Canal Futura.

Veja abaixo a reportagem na íntegra:


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.