Prêmio Inovação ANP

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Fonte: Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP, selecionou os finalistas do Prêmio de Inovação Tecnológica 2015. Foram inscritos mais de 50 projetos em três categorias: ‘Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de ciência e tecnologia (ICT) nacional’, ‘Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera’ e ‘Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora de grande porte do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera’.

O objetivo do Prêmio, segundo os organizadores, é incentivar e reconhecer o trabalho de instituições de pesquisa e empresas que desenvolvem soluções inovadoras para a indústria nacional do petróleo, gás natural e biocombustíveis.
IPT realizou uma série de experimentos em tanque de provas, com diferentes geometrias da boia de sustentação de risers
IPT realizou uma série de experimentos em tanque de provas, com diferentes geometrias da boia de sustentação de risers
Um dos concorrentes na categoria ‘Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora de grande porte do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera’ é o projeto “Boia de Sustentação de Risers (BSR)”, cujo desenvolvimento contou com as participações da Petrobras, Coppe/UFRJ, IPT – por meio do Laboratório de Energia Naval e Oceânica – e a Subsea7 do Brasil. Seus concorrentes diretos são os projetos ‘Bomba Centrífuga Submersa Submarina Instalada em Skid no Leito Marinho (S-BCSS)’, com participação da Petrobras e da FMC; e ‘Desenvolvimento de uma União Baseada em Liga de Memória de Forma para Tubulação de Linha Hidráulica’, das empresas Shell e FMC.

O sistema de boia de sustentação de risers consiste em uma boia submersa ancorada no fundo do mar por um conjunto de tendões. Boia é um elemento flutuante intermediário que funciona interligando um conjunto de risers flexíveis aos SCRs, que são risers rígidos que partem em catenária para o fundo do mar. O IPT realizou uma série de experimentos em tanque de provas, com diferentes geometrias da BSR, acompanhando o desenvolvimento do projeto. O sistema BSR permite que os movimentos do navio-plataforma não sejam transmitidos integralmente aos risers rígidos, que estão instalados entre os poços e a boia, reduzindo o esforço sobre eles e aumentando a vida útil mesmo em condições oceanográficas severas.

Esta tecnologia viabilizou o uso de risers com liner metálico para prevenir corrosão. A solução adotada possui custo mais baixo e sua utilização pode acelerar o início de produção dos poços, uma vez que a boia e os risers rígidos podem ser instalados antes da chegada da plataforma ao local da exploração. Os nomes dos vencedores de cada categoria serão anunciados no dia 6 de agosto.

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