Metrologia em rede

Compartilhe:
A cooperação entre academia e setor industrial na área de metrologia deve ganhar força com o edital feito em parceria pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A expectativa é que o edital de R$ 3 milhões lançado no final de 2014 permita a incorporação de até sete novos grupos de pesquisa à Rede de Laboratórios Associados do Inmetro para Inovação e Competitividade (Relai), hoje composta por apenas duas instituições. A seleção levará em conta o potencial para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D&I) em cooperação com os setores industrial/empresarial, ou de serviços, demandantes de soluções tecnológicas.

Uma reportagem publicada na edição de junho da Revista Pesquisa Fapesp mostra que a estratégia da rede é fortalecer a articulação entre universidades, instituições e empresas em pesquisas envolvendo metrologia e áreas próximas, compartilhando custos e diminuindo riscos, além de aumentar a formação de recursos humanos.

A matéria destaca ainda a metrologia como uma das áreas mais tradicionais do IPT, com entrevista do diretor do Centro de Metrologia Mecânica, Elétrica e de Fluidos, Kazuto Kawakita: “Este campo do conhecimento é um dos alicerces do desenvolvimento científico e tecnológico de um país”, afirma ele.

Leia abaixo a reportagem na íntegra:

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo