Gerenciamento e valorização de resíduos sólidos

Compartilhe:
A atuação do Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas – LRAC no tema resíduos tem como objetivo o desenvolvimento de alternativas de gestão e gerenciamento visando a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos. Para tanto se faz necessário identificar e gerenciar a produção de resíduos ao longo de todas as etapas do ciclo de vida do processo.

Destaca-se a realização de projetos voltados ao desenvolvimento de técnicas para avaliação de toxicidade, classificação de resíduos (ABNT NBR 10004) e planos de encerramento de aterros e lixões. Considerando a Politica Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010), atua também no levantamento de dados e parâmetros para a elaboração de plano integrado de resíduos sólidos.

A possibilidade de atuação multidisciplinar junto a outras equipes do IPT permite a realização de projetos de valorização de resíduos em diferentes segmentos, tais como: construção civil e processos industriais de transformação de matérias-primas (minero-metalúrgico e metal-mecânico).

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.