Ensaios e amostragem em resíduos e solos contaminados

Compartilhe:
O Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas – LRAC possui capacitação técnica, infraestrutura e equipe especializada para realizar amostragem e ensaios de campo e laboratório em resíduos e solos contaminados, realizando com precisão o diagnóstico e a caracterização de áreas contaminadas.

A amostragem, que pode ser tanto superficial quanto subsuperficial, compreende:

  • Solo – deformada e indeformada tipo shelby
  • Água – baixa vazão
  • Gás e vapor – amostras discretas em profundidade
  • Resíduos

O laboratório oferece ensaios de caracterização física, como análise granulométrica conjunta, massa específica dos grãos, massa específica do solo, porosidade total e efetiva, teor de umidade, sedimentometria, teor de matéria orgânica, FOC, pH, condutividade elétrica, CTC, DQO, curva de retenção de água no solo, permeabilidade à agua e a contaminantes (ensaio com parede flexível – triflex), bem como ensaios de classificação de resíduos segundo a ABNT NBR 10004.

Além disso, possui um laboratório móvel com equipamentos de descontaminação e conservação de amostras, equipamento Geoprobe de cravação e perfuração, próprio para execução de ensaios de alta resolução, como o Membrane Interface Probe (MIP) e ensaio de penetração de cone (CPTU).

O laboratório também conta com equipamentos para a aplicação de técnicas de soil gas survey, e em caso de metais pesados, varredura por espectrômetro de fluorescência de raios-X (XRF).

O LRAC realiza também ensaios de tratabilidade de solos contaminados, visando, através de ensaios de bancada ou em sistema piloto, determinar a eficiência de técnicas e sua viabilidade de aplicação em projetos de remediação de áreas contaminadas. Dentre os principais testes, estão as simulações de lixiviação dos contaminantes para a água, adsorção de compostos químicos de interesse em solo não contaminado, testes de solidificação/estabilização de solos contaminados, de remediação de solos por redução e oxidação química in situ e de remediação térmica.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.