Ensaios e amostragem de gás e vapor no subsolo

Compartilhe:
A presença de biogás inflamável no solo e a intrusão de vapores tóxicos em ambientes construídos oferecem graves riscos de explosão e riscos à saúde. Essas situações são frequentes em grandes centros urbanos, devido à ocorrência de lixões, solos orgânicos naturais e contaminação do subsolo por compostos voláteis.

A avaliação do comportamento e do fluxo de contaminantes em fase gasosa, bem como de sua migração para a superfície ou para o interior de ambientes construídos nesses terrenos, inicia-se com uma adequada caracterização da nuvem de gás ou vapor.

A experiência do IPT indica haver grande complexidade nessa avaliação, associada à variabilidade espacial e temporal que as nuvens apresentam no interior do solo, em função, por exemplo, da ação das bactérias produtoras, temperatura, pressão atmosférica, velocidade dos ventos na superfície do terreno, pluviosidade etc.

Nesse sentido, o Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas – LRAC oferece serviços técnicos de varredura (screening), utilizando equipamentos de campo, além de diferentes técnicas de amostragem por meio de amostradores – ativos e passivos, sublaje (subslab) e outros – para determinação qualitativa e quantitativa, em laboratório, da composição da mistura gasosa.

O LRAC dispõe de infraestrutura para ensaios de solos e elementos estruturais submetidos a fluxo de gás ou vapor (tubos geomecânicos perfurados, tapetes de brita, chaminés solares etc.).

Visando à melhoria constante dos procedimentos, o laboratório desenvolve projetos de P&D&I para ensaios, técnicas de varredura e amostragem, em parceria com outros laboratórios do IPT, universidades e órgãos governamentais.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo