Análises de agentes químicos para avaliação de riscos ocupacionais

Compartilhe:
O monitoramento da exposição de trabalhadores a agentes químicos é uma importante ferramenta na avaliação de riscos ocupacionais, indicando a necessidade de intervenções no processo para minimizar o contato e prevenir doenças ou lesões de origem ocupacional.

No Brasil, o monitoramento é regulamentado pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho, por meio de suas Normas Regulamentadoras (NRs).

O IPT oferece suporte a avaliações de riscos químicos ocupacionais realizando análises de diversos agentes, tais como benzeno, tolueno, xilenos (BTX), poeira total e respirável, sílica livre cristalina, sílica amorfa, poeiras e fumos metálicos, entre outros.

As análises oferecidas são baseadas em métodos nacionais e internacionais reconhecidos, desenvolvidos por entidades como NIOSH, OSHA e Fundacentro. Os resultados são expressos de modo a possibilitar a comparação com os limites de exposição da NR-15, ACGIH ou outros, dependendo da solicitação do cliente. O Instituto oferece, ainda, reconhecida competência laboratorial e grande diversidade de técnicas analíticas. O IPT realiza as análises químicas; entretanto, o planejamento, a amostragem e a avaliação dos riscos são de responsabilidade do cliente ou de um profissional da área de saúde ocupacional por ele contratado.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo