Isolação acústica

Compartilhe:
A divisão de desenvolvimento em indústrias é de importância fundamental para o êxito do produto final, e na indústria da construção a situação não é diferente: tanto as áreas da cadeia produtiva (fabricação de materiais e componentes) quanto da construção civil (edificações) estão preocupadas com a eficiência, a funcionalidade e a atenção aos requisitos mínimos necessários dos produtos.

avaliação acústica para a construção de edificações é abordada no desenvolvimento de produtos tendo como base a Norma de Desempenho NBR 15.575, explicam os pesquisadores Marcelo de Mello Aquilino e Cristina Yukari K. Ikeda, do Centro Tecnológico do Ambiente Construído do IPT, em artigo publicado na edição de novembro da Revista Notícias da Construção. O caráter normativo estabelece valores para as medições feitas in loco, isto é, após a construção ter sido finalizada, e os projetistas precisam ter acesso aos valores de isolação sonora de cada componente a fim de calcular a isolação sonora global da edificação e escolher aqueles mais adequados.

Os pesquisadores lembram no artigo a importância do cuidado na montagem dos componentes, como janelas ou portas, para atingir os resultados esperados – “eles podem ter desempenhos acústicos muito bons, mas uma instalação mal feita derruba o desempenho de todo o sistema” – e enfatizam tanto a realização de ensaios de laboratório nas condições reais de uso quanto em campo, o que permite verificar se o desempenho previsto em projeto foi atingido.

Leia abaixo o artigo na íntegra.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.