Obras de arte especiais são estruturas como pontes ou viadutos destinados a transpor avenidas, vales e rios. Estas construções estão submetidas às ações externas provenientes de cargas móveis de veículos, forças devido ao vento, ação das águas de rios que incidem nas estruturas, variações de temperatura, retração e fluência no caso do concreto, em ambientes sujeitos a diversos níveis de agressividade.
Ponte Pênsil na cidade de São Vicente, com plataforma móvel para inspeção
Ciro José Ribeiro Villela Araujo, pesquisador da Seção de Engenharia de Estruturas do IPT, explica no artigo como são feitas as vistorias cadastrais, rotineiras e especiais. Enquanto as cadastrais atualizam o estado em que a obra se encontra e as rotineiras acompanham o estado de conservação e detectam anomalias existentes ou que venham a surgir, as especiais podem lançar mão das informações levantadas nas duas anteriores para apresentar um diagnóstico e as terapias a serem realizadas. É nesta categoria de inspeção que os engenheiros especialistas empregam meios e equipamentos como caminhões com guindaste articulado e cesto, plataformas, escadas telescópicas e barcos equipados com dispositivos para investigações subaquáticas, por exemplo, para a averiguação em áreas de difícil acesso.