Qualidade do papel higiênico

Compartilhe:
Item de necessidade básica e também dos mais consumidos no Brasil, com quase cinco bilhões de rolos por ano, o papel higiênico foi tema de uma reportagem exibida no programa Fantástico da TV Globo ontem, 19 de outubro. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) resolveu realizar testes em diversas marcas de papel higiênico em função de reclamações dos consumidores, que apresentaram queixas em relação à qualidade do papel higiênico e à questão metrológica, ou seja, se o produto tem as dimensões prometidas nas embalagens.

Os ensaios foram conduzidos pelo Laboratório de Papel e Celulose do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com base na norma ABNT NBR 15464:2007, Partes 1 e 2, e levando em consideração as informações do setor sobre os principais problemas no mercado de papéis higiênicos. Onze marcas divididas em duas categorias – folhas simples e folhas duplas – foram analisadas em testes como resistência à tração, alvura, índice de maciez e capacidade/tempo de absorção de água.

O Programa de Análise de Produtos, coordenado pela Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro, foi criado em 1995, sendo um desdobramento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP, e tem como objetivos principais informar o consumidor brasileiro sobre a adequação de produtos e serviços aos critérios estabelecidos em normas e regulamentos técnicos, e fornecer subsídios para o aumento da competitividade da indústria nacional.

Clique aqui e veja a reportagem completa – e faça abaixo o download do relatório final.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo