Patentes em micro e pequenas

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Micro e pequenas empresas podem ampliar e consolidar mercados, beneficiando-se da adoção de estratégias tecnológicas adequadas e foco em patentes. Para reafirmar e esclarecer este ponto de vista realizou-se no final do mês de março, no IPT, o seminário "Estratégias de Propriedade Intelectual nas Pequenas e Médias Empresas". O evento foi organizado pela Fiesp, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto, contando com a participação de microempresários de diversos setores e segmentos.

Claudio Fuentes falou sobre \'\' Estratégias da Propriedade Industrial\'\'
Claudio Fuentes falou sobre \’\’ Estratégias da Propriedade Industrial\’\’
A gestora do Departamento de Contratos e Propriedade Intelectual do IPT, Nereide de Oliveira, falou sobre o papel da instituição nos projetos de pesquisa, que envolve no final os direitos de propriedade intelectual e a negociação desses direitos. “O pequeno empreendedor, que tem interesse em desenvolver determinado produto, pode nos procurar que o IPT vai atrás de recursos de agência de fomento e pode ajudar a subsidiar uma parte desse recurso”, afirma Nereide.

A gestora também destaca que o tema propriedade intelectual é voltado para projetos maiores e que resultam em patentes. No entanto, ela destaca que “dois programas muito interessantes foram colocados pelo pesquisador Vicente Mazzarella, o Prumo e o Progex. Eles têm um foco em micro e pequenas empresas, possuem subsídios dos governos federal e estadual e deixam os microempresários muito interessados em fazer futuras parcerias com o IPT.”

O consultor Claudio Fuentes abordou o tema “Estratégias de Propriedade Industrial”, com explicações sobre patentes. “O enfoque não foi ensinar o pessoal a fazer uma patente, mas mostrar qual o objetivo dela para eles terem uma visão do que podem realizar”, diz. Em sua palestra, o consultor ainda falou sobre os diferentes tipos de marcas e segredo industrial. Claudio acredita que o evento conseguiu um resultado positivo devido ao grande número de questões levantadas pelos participantes.

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