Vídeos educativos, com alertas sobre o comportamento ao fogo de materiais de revestimento e acabamento, e vídeo-aulas, com orientações a alunos e a profissionais que já fazem parte do mercado de trabalho, fazem parte do projeto-piloto desenvolvido pela professora Rosaria Ono, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP). O Laboratório de Segurança ao Fogo e a Explosões do IPT foi uma das locações usadas para gravação dos vídeos.
Este projeto faz parte do edital Pró-Ensino e está em desenvolvimento desde agosto de 2013. A partir de fevereiro de 2014, após a edição do material, os vídeos – com duração aproximada de cinco a 10 minutos cada – serão disponibilizados gradativamente no site da FAU. O conteúdo será utilizado como material didático do curso de arquitetura e urbanismo da USP e estará disponível para alunos e professores de outras instituições.
O objetivo da criação destes conteúdos é disseminar o conhecimento para que futuros profissionais, e os que já estão atuando, tenham maior conhecimento na escolha dos materiais, componentes e sistemas para as edificações e construções no geral. Rosaria lembra casos recentes como os incêndios na boate Kiss e no Memorial da América Latina como exemplos da importância do controle do fogo.
Infraestrutura laboratorial do IPT foi usada para gravação de vídeos a serem usados como material didático de curso da FAU-USP, que também estará disponível para outras instituições
Foram gravados seis procedimentos de ensaios no IPT, entre eles a análise de materiais de acabamento instalados na vertical (parede), na horizontal (piso), de emissão de fumaça, de incombustibilidade e de SBI, que é um dos mais completos, pois analisa o comportamento ao fogo em estruturas compostas em uma simulação de incêndio em canto (junção entre parede e chão). Também foram gravados alguns ensaios de resistência ao fogo em porta de elevador.
Todas essas análises são realizadas nas configurações possíveis de ocorrência de incêndio. Outros vídeos com a colaboração do Corpo de Bombeiros também foram gravados, para apresentar a limitação da aproximação e a operação de veículos de bombeiros.