Estruturas resistentes

Compartilhe:
Nos empreendimentos imobiliários brasileiros é cada vez mais frequente o uso de novas tecnologias e a preocupação com a escolha dos materiais utilizados. Para reforçar a segurança da estrutura, diversas empresas procuram o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para executar ensaios no túnel de vento para determinação dos efeitos de cargas de vento sobre estruturas.

Dois empreendimentos na cidade de Sorocaba (SP) em planejamento já passaram por esses testes. Em entrevista ao programa de rádio Jornal da Cruzeiro em 3 de janeiro, o pesquisador do Centro de Metrologia de Fluidos do IPT, Paulo Jabardo, confirmou que é possível ter uma estrutura resistente mesmo em edifícios mais altos.

“O objetivo do teste é estimar a força dos ventos na estrutura. Existe a NBR 6123 que prevê estimar esta força, mas com o ensaio no túnel de vento você consegue ter uma maior precisão e mais segurança nos resultados”, afirmou o pesquisador.

Para o ensaio no túnel é utilizado uma maquete em escala reduzida, em que será medida a pressão em diferentes ângulos de incidência do vento. Com o balanço de forças será analisado a rigidez da estrutura, a distribuição de massa e, em seguida, estes dados serão convertidos em uma análise dimensional para identificar o que aconteceria na real estrutura.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo