Identificação de contaminantes orgânicos voláteis em materiais diversos

Compartilhe:
Solventes, diluentes e dispersantes são produtos químicos capazes de dissolver outros materiais, podendo ser constituídos de uma única substância química ou de uma mistura de diversas substâncias, normalmente voláteis e inflamáveis.

As substâncias voláteis são facilmente inaladas e podem ser introduzidas no organismo através da aspiração, pelo nariz ou boca, ou por contato dérmico. A toxicidade de alguns solventes pode inibir a atividade do cérebro ou comprometer as funções da medula, diminuindo a capacidade funcional do sistema nervoso central. Desta forma, é fundamental o controle dos teores residuais de solventes em produtos de consumo humano como também dos monômeros residuais, substâncias voláteis e de baixo peso molecular decorrentes de processos incompletos de polimerização.

O IPT verifica a presença de solventes residuais (alifáticos, aromáticos, halogenados e nitrogenados), normalmente provenientes de processos inadequados de secagem, e de monômeros residuais, tanto em polímeros quanto em formulações complexas, em produtos como medicamentos, materiais de uso hospitalar, embalagens alimentícias, cosméticos, tubos para condução de água potável e produtos de uso infantil, entre outros.

Como exemplos desta atividade pode-se citar a análise de:
  • cloreto de vinila em chupetas, mamadeiras, mordedores etc;
  • estireno e diclorometano em tubulações de PVC (cloreto de polivinila);
  • solventes em embalagens de biscoitos, chocolates, farináceos etc;
  • monômeros acrílicos em poliacrilatos;
  • acroleína em água e em glicerina;
  • benzeno em batom e produtos cosméticos em geral;

O trabalho realizado no IPT determina a presença e a quantidade destas substâncias nos diversos materiais. Para executar esta atividade o IPT dispõe de equipamentos e equipes multidisciplinares, altamente qualificadas para avaliação e interpretação dos resultados analíticos, utilizando técnicas de head-space, cromatografia gasosa e espectrometria de massas.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.