A Coordenadoria de Ensino Tecnológico do IPT promoveu a formatura de uma nova turma de 95 mestres profissionais nas áreas de Habitação, Tecnologia Ambiental, Processos Industriais e Engenharia da Computação na noite de sexta-feira, 29 de novembro. Desde que foi criado em 1997 e incluindo os formandos deste ano, o Mestrado do IPT já formou 940 profissionais de diversas áreas, afirma o coordenador Eduardo Machado: “A cada ano o evento de formatura se consolida e hoje já se pode tê-lo como uma tradição do Instituto.
Mestrado do IPT formou 940 profissionais de diversas áreas desde a sua criação em 2007
Mais do que olhar para o lado técnico da transferência de conhecimento e treinamento, é um relacionamento multiplicador envolvendo o próprio IPT, os alunos, suas famílias e as empresas ou instituições a que estão ligados. Esta é uma forma de darmos retorno com qualidade à sociedade”.
A pesquisa para o mestrado em Habitação de Giselly Barros Rodrigues, da Uninove, focalizou o centro da capital paulista. “Fui na contramão dos urbanistas que apostam na migração exclusiva de pessoas das classes A e B para a região central de São Paulo como estratégia de revitalização. Depois de estudar casos europeus e norte-americanos, a conclusão é de que o ideal seria apostar na mescla de diversos usos e classes de renda para aquela área. Manter uma única classe social implica que a região permanecerá degradada.”
O mestrado em Engenharia da Computação de Rodrigo Leme, desenvolvedor de programas do portal Decolar.com, manteve foco em arquitetura de software em um ambiente de pesquisa, desenvolvimento e inovação. “Por falar em ambiente de pesquisa, o mestrado do IPT foi especialmente importante em primeiro lugar pela oportunidade de reciclagem de conhecimentos. O segundo aspecto, mas não menos relevante, é a imersão na cultura da pesquisa que constitui um fator de amadurecimento, um salto de qualidade na carreira profissional.”
NOVOS CURSOS – Para o próximo ano, Machado adianta novidades. “Nossa expectativa é pela abertura de novos cursos especializados nas áreas de Geologia & Meio Ambiente e Tecnologia & Inovação, em sintonia fina com as demandas e o futuro do país. A abertura deverá ocorrer em meados do próximo ano, uma vez definidas as épocas faremos sua divulgação ampla.” Para o diretor de Operações e Negócios do IPT, Carlos Daher Padovezi, o Mestrado Profissional é visto como atividade cada vez mais valorizada e estratégica para a instituição de pesquisa tecnológica. “Significa que estamos cumprindo o objetivo de transmitir conhecimento do IPT para a sociedade de maneira organizada e adequada.”